sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dia do Idoso



Hoje, 27 de fevereiro, se comemora o Dia do Idoso em todo Brasil..Enquanto, presidente da comissão do idoso da OAB/RN, não poderia deixar a data passar em branco.

Em outros tempos, até a metade do século XX, esta seria uma data inconcebível, simplesmente porque ultrapassar a barreira dos 60 anos era sinônimo de proximidade do fim.

Se compararmos os nossos pais, quando se encontravam na mesma situação em que os maiores de 60 anos se encontram, e o que, na atualidade existe para os idosos, existe uma diferença para melhor, bastante significativa. Houve uma grande evolução, seja em termos de assistência médica, com ótimos recursos para os respectivos tratamentos, seja em termos de orientação sobre atividades e exercícios benéficos à saúde, seja, principalmente, na concessão de direitos.

Refiro-me particularmente aos últimos. Não basta só conceder, aos idosos, novos direitos. Impõe-se aplicá-los e fazer com que sejam aplicados, mormente para os idosos menos esclarecidos e para os mais tímidos, sentimento este que parece ser próprio do ancianismo. Nem todos os idosos agem e reagem da mesma forma.

Onde quer que vá e sempre que for o caso, o idoso precisa lutar pelos seus "direitos”, o que não se dá com a maioria, que se submete, ora à desatenção, ora à indiferença, de quem deveria, até mesmo por força de disposições legais, tratá-la com respeito, dando prioridade ao atendimento das suas necessidades. É o que ocorre com freqüência, principalmente no âmbito do setor público; no entanto, o Poder Judiciário, hoje já se dispôs de meios e condições para agilizar o andamento dos processos dos idosos.

Muitos fatores contribuem para um envelhecimento saudável. E a educação, associada à família, cuidados com a própria saúde, além de motivação e iniciativa da própria pessoa muito idosa, são alguns deles. O aprendizado estimula a socialização, a auto-estima e mantém ativos aqueles que por muito tempo foram tão ágeis quanto os jovens hoje.

Todavia, como idoso não é para ser visto somente como um carente, vale lembrar que muitos ainda constituem a principal fonte de sobrevivência familiar, que muitos, com ou sem estudo, são portadores de experiência e sabedoria, extremamente úteis aos mais jovens, e que muitos estão dando exemplos de vida, nas práticas de exercícios físicos e nas atividades de lazer, dignos de causar inveja.

Portanto, no dia 27 de fevereiro será comemorado o Dia do Idosos. Uma boa oportunidade para que todos nós possamos incentivar essas pessoas, a fim de que continuem fazendo parte ativa da sociedade que eles ajudaram a construir.

23/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário